sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

[HISTÓRIAS E CONVERSAS DE MULHER, de Mary del Priore]


HISTÓRIAS E CONVERSAS DE MULHER, Mary del Priore
Foto: Reprodução

A historiadora e ex-professora da USP, e PUC, do Rio de Janeiro, Mary del Priore  conta em seu novo livro, [HISTÓRIAS E CONVERSAS DE MULHER, da editora Planeta], sobre como se deu a emancipação da mulher no Brasil.

A narrativa, que parte do Brasil colônia, quando em meio a família patriarcal, as sinhás se ocupavam de todo o tipo de afazeres domésticos sem jamais colocarem os pés para fora de casa, a menos que fosse para ir à missa ou casar.
O machismo, que ainda tinha a forma de lei e cujos resquícios ainda hoje permanecem nas mulheres, continuam a perpetuarem situações onde as mulheres se dedicam a educação dos filhos e cuidados dos maridos.
O que parece ser apenas frutos da contemporaneidade, como o corpo trabalhado artificialmente para aumentar as nádegas e os seios e assim ficar mais voluptuoso, ou o uso de cremes com ingredientes naturais, para clarear a pele, já eram práticas usuais dos tempos coloniais, assim como namoros com homens mais jovens e paixão por usar botinhas com salto.


Sobre a autora
Mary del Priore
Foto: Reprodução



Mary del Priore, historiadora e professora brasileira,possui 37 livros e é especialista em história do Brasil e com o tema mulheres. Tem pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na França. Lecionou história em várias universidades brasileiras, tais como a Universidade de São Paulo, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e a Universidade Salgado de Oliveira. É colaboradora de periódicos nacionais e internacionais.


Histórias e Conversas de Mulher, Editora Planeta
de Mary del Priory
Quanto custa o papo com as mulheres_R$ 34,90 
Gênero_História


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente