quarta-feira, 19 de junho de 2013

[E-BOOKS] VOCÊ AINDA VAI SE RENDER A ELES... OU NÃO?

 Foto: Reprodução


Se você ainda tem dúvidas se deve ou não trocar sua leitura do papel para o formato digital, digo que vale e muito a pena ao menos testar. 
Desde que o Kindle foi lançado minha curiosidade foi aguçada. Mas, como era bem caro, ao menos para mim, resolvi ficar à margem desta experiência.

No ano passado fui à Livraria Cultura conhecer o Kobo pessoalmente e quase fui arrebatada por ele. De novo , o preço, não me convenceu a trocar meus livros em papel por um aparelho eletrônico.

Achei interessante a possibilidade de interagir com outros leitores sobre o livro, fazer anotações,  ainda que digitais, e o fato de ainda poder 'carregar' vários exemplares de livros ao mesmo tempo. 

Mas, o que fazer com aquele gostinho de entrar em uma livraria e folhear exemplares por gostar da capa, sentir o cheirinho do papel, descobrir aquele título republicado, sem falar nas inúmeras e agradáveis horas xeretando as estantes com as próprias mãos? 

No Dia das Mães resolvi me dar de presente um Ipad. Ainda que eu seja resistente ao universo Apple, escolhi ao invés do IPhone, um aparelho de custo benefício não muito proveitoso, no meu caso que uso smartphone, para receber e fazer ligações, quando muito,
eu ainda tenho mesmo é receio de me perder em suas diversas funções. 

Confesso que para uma curiosa por tecnologia, não foi muito complicado nos entendermos. E um dia, visitando o site da livraria Cultura, tinha um alerta do novo livro de um dos meus autores policiais preferidos como sugestão, em e-book! O preço, bem mais em conta e com o benefício de não ser necessário pagar frete! 
Resolvi arriscar e 'voilá'! em questão de minutos (não mais do que 10), o livro chegou ao meu IPad. Ele veio direto para a minha estante. Só foi preciso instalar o app KOBO e começar a ler... 

Fiquei encantada e no mesmo dia comprei mais 3 livros desta forma! Depois parei, pois esta facilidade pode levar à ruína, mais do que qualquer outra forma de compra!

Já estou no terceiro livro e,minhas impressões: Descobri que a maioria das editoras não divulga os títulos que lançam em e-books. Não sei se existe algum impedimento da parte delas, ou o que acontece. Passei horas, pesquisando por autores, títulos e achei um bocado cansativo. Gostaria de sugerir um link só para os ebooks. Nem todas têm. 

Ainda não consegui me adaptar a ler um livro sem saber quantas páginas faltam para concluí-lo.

De bom, além dos preços, frete inexistente, além de receber o livro em poucos minutos, está o fato de ter a opção leitura noturna. Você pode escurecer o fundo, e ler na escuridão total, sem atrapalhar quem dorme ao seu lado.

Eu me rendi aos ebooks, mas ainda não deixei de comprar livros 'em papel', por causa do formato digital. Muitos exemplares que frequentam a minha lista de 'livros que eu ainda quero ler' não encontro no novo formato. Então, mantenho na minha estante da sala espaços para preencher com eles. E você, já teve esta experiência? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente