sexta-feira, 23 de março de 2012

[CLARICE, de Benjamin Moser]

Capa do livro Clarice, (Foto:Reprodução)


Clarice, (lê-se "Claricevírgula"), da Cosac e Naify é a mais completabiografia de Clarice Lispector, atér agora, escrita pelo norte-americano Benjamim Moser. Comentada com destaque pela imprensa internacional, (The New York Time, The Economist), este livrorevela, pela primeira vez, aspectos relevantes da trajetóriada escritora: desde a origem miserável e violenta na Ucrãnia - onde o autor esteve - ao reconhecimento internacional. A partir dessa pesquisa inédita, Moser teve relações entre a vida e a obra da brasileira - assim fazia questão de ser reconhecida - numa bela narrativaenvolvida. Um livro que eu não quero acabar deler... de tão envolvente.

Sobre o autor

Benjamin Moser, autor de Clarice,   (Foto:Reprodução)

Escritor, crítico, editor e tradutor, Benjamin Moser nasceu em Houston, em 1976. Graduado em história, fala seis línguas, entre elas o português, que aperfeiçoou durante uma estadia no Rio de Janeiro. É colunista da Harper's Magazine e colaborador do The New York Review of Books.


O autor convidou Meryl Street para viver Clarice no cinema. E por ser fã da autora, ela se sentiu lisonjeada. Resta aguardar o início das filmagens, enquanto termino de ler este livro, sem querer terminar... 




Foto:Reprodução


terça-feira, 13 de março de 2012

[TODOS OS DIAS NA TOSCANA, as quatro estações de uma vida italiana, de Frances Mayes]

Foto: Reprodução


A poetisa norte-americana e professora de literatura de San Francisco, Frances Mayes conheceu a fama internacional em 1996 com Sob o sol da Toscana, livro que se manteve por mais de dois anos e meio na lista dos mais vendidos do The New York Times e ganhou as telas do cinema em 2003, com Diane Lane no papel principal. O livro foi um dos maiores sucessos em comentários, aqui no Devoradorasdelivros. 

Quase duas décadas depois, Mayes lança Todos os dias na Toscana, novo relato de viagens e impressões cotidianas que adquiriu sobre si mesma e sobre o lugar que escolheu para ter o seu lar.


 Frances Mayes colhia amoras com amigos na Toscana quando avistou um chalé parcialmente em ruínas, cercado de castanheiros e carvalhos. Foi, como ela própria diz, uma atração que a levou a comprar e restaurar o imóvel, que deu o nome de Bramasole. A experiência de dar vida a este sonho e as suas lembranças e impressões da cultura italiana deram origem aos bestsellers Sob o sol da Toscana e Bella Toscana, dois outros livros que eu SUPER remendo. 

A autora realiza um mergulho nas raízes da região que a fascinou e narra um pouco mais de seu caso de amor com o povo, a arte, cultura e gastronomia toscanas acessando suas  memórias mais antigas: infância, adolescência, e sua rotina à época que vivia em São Francisco, na Califórnia, e se misturam às reflexões sobre a Itália, onde estão suas impressões sobre o universo das artes, as relíquias sacras, paisagens e pinturas de artistas renascentistas, como o pintor, Luca Signorelli nascido em Cortona. 

Milhões de sabores e imagens se mesclam no texto de Mayes, formamdo uma intensa celebração dos sentidos humanos. Com uma meticulosa descrição na área da Toscana e suas viagens pelos arredores, à vívida descrição dos pratos que prepara além do receituário que acompanha o livro, - para deleite e experimentação do leitor que deseja testar seus dotes culinários e que tenha vontade de provar dos sabores e todas as delícias desta região da Itália.


Sobre a  autora 
Foto: reprodução


A norte-americana Frances Mayes tornou-se um fenômeno internacional de vendas em 1996, com Sob o sol da Toscana, livro que ficou 80 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times e foi adaptado para o cinema em 2003, com a atriz Diane Lane no papel da escritora. Atualmente, a autora divide seu tempo entre a Carolina do Norte (EUA) e Cortona (Itália). Além de Sob o sol da Toscana, os livros Bella Toscana e A cidade dos cines também foram publicados pela Rocco.


TODOS OS DIAS NA TOSCANA, As quatro estações de uma vida italiana
De_Frances Mayes 
Folheando a Toscana_320 páginas
Viajando pela Toscana dos livros de Mayes_ R$ 39,50  

terça-feira, 6 de março de 2012

segunda-feira, 5 de março de 2012

[7ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2012]


A abertura oficial da 7ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2012 será entre os dias 28 de abril a 6 de maio. Um passei diferente, para quem não conhece Poços de Caldas, em Minas.