domingo, 30 de setembro de 2012

Flip vai homenagear Graciliano Ramos em 2013


                                                                     Foto: Reprodução


Graciliano Ramos (1892-1953)o escritor alagoano será o homenageado da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) em 2013. O evento vai acontecer entre os dias 3 e 7 de julho.
Desde o final da Flip deste ano, em julho, já se especulava que Graciliano seria o homenageado da edição seguinte da festa literária.

Mantido no cargo para 2013, o curador do evento, Miguel Conde, afirmou que na obra do autor de "Vidas Secas" a crítica da sociedade e a autocrítica artística estão ligadas. Destacou também que Graciliano soube, como poucos, unir a crítica social ao requinte literário.
"Em vez da prosa documental de tantos autores engajados do mesmo período, o que se vê então é uma obra em que o próprio compromisso político conduz à experimentação", comentou.

A homenagem da Flip coroa uma série de eventos envolvendo Graciliano nos próximos meses.

No dia 27 de outubro, ele completaria 120 anos de vida. Para a data, a jornalista Selma Caetano prepara um seminário e uma mostra com filmes inspirados na obra do escritor: "Vidas Secas" (1963), "São Bernardo" (1972) e "Memórias do Cárcere" (1984).

O seminário, programado para acontecer em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, terá a participação dos escritores Milton Hatoum, Ronaldo Correia de Brito e Lourival Holanda, entre outros.

A Record, que edita a obra do escritor, irá lançar, ainda sem data definida, um título com inéditos. "Garranchos", organizado por Thiago Miosolla, trará textos publicados em diários, como o "Jornal de Alagoas", discursos escritos na juventude e o começo de uma peça.
Em Paraty, Graciliano será homenageado antes mesmo da edição da Flip de 2013.

Desde janeiro, o autor será estudado nas escolas da cidade. A meta da Flip é também promover ações ao longo do ano para aproximar os moradores da cidade de romances como "Angústia"  e "São Bernardo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente