quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[O ANEXO: a Incrível História do Garoto que Amava Anne Frank, de Sharon Dogar]

Foto: Reprodução
 
Em O Anexo, a escritora inglesa Sharon Dogar imaginou como teria sido viver isolado com Anne Frank, apaixonar-se por ela e depois se separar de forma brutal. Imaginar a vida do  personagem Peter van Pels, de quinze anos, o garoto que ficou escondido com Anne e sua família na Amsterdam ocupada pelos nazistas.

A ideia de dar a oportunidade para que "fale" sobre a vida que levava naquele ambiente claustrofóbico, é a base deste livro, lançado pela Companhia das Letras agora em julho. 

 Foto:Reprodução

Das oito pessoas que viveram escondidas durante a Segunda Guerra com Anne Frank no anexo de um armazém em Amsterdan, durante dois anos  apenas uma resistiu à barbárie dos campos de extermínio: o pai de Anne Frank, que se encarregou de publicar os diários da filha sobre o período de reclusão.

Dogar, a autora, recria uma história imperdível para os fãs do famoso diário de Anne, a menina judia, e inverte a perspectiva da história fornecendo uma nova visão sobre os dois anos em que Frank e os Van Pels (que Anne chamava de Van Daan em seus escritos) se esconderam dos nazistas.  Nesta ficção de Sharon, ela imagina que os dois teriam se envolvido em um furtivo romance. 

Da chegada dos nazistas ao esconderijo, até viagem de trem para o campo de concentração, quando homens e mulheres são separados, e a luta de Peter, seu pai e Otto Frank para sobreviver ao horror dos campos a ficção narra de forma tocante. Uma história imperdível para os fãs do famoso diário.

Sobre a autora 

  Foto:Reprodução

Sharon Dogar nasceu em 1962 e vive na região de Oxford, Inglaterra. Psicoterapeuta de adolescentes e crianças, é assistente social e aconselha adolescentes problemáticos. Autora de Waves 2007) e Falling (2009). Entre seus livros favoritos estão To Kill a Mockingbird, Skellig e Where the Wild Things Are. Seu conselho para os aspirantes a autores? "Ler muito, olhar muito. Não se incomodar tentando imaginar o que "o mercado quer" ou o que sua mãe poderia pensar, simplesmente sentar-se onde quer que você sente mais à vontade, e escute o que está dentro de você - e, em seguida, transformá-la em palavras. Se isso é muito difícil, então começar por manter um diário. " 

Foi assim que eu começei. Hoje, tenho cinco livros começados. O primeiro deve sair em breve!


O Anexo, a Incrível História do Garoto que Amava Anne Frank, de Sharon Dogar
Editora Companhia das Letras
Folheando o Diário_288 páginas
Custo da história inventada_R$ 29,90  (Preço de um lanche do McDonald, só que mais saudável) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente