quinta-feira, 18 de agosto de 2011

[MEU TIPO DE GAROTA, de Buddhadeva Bose]

Foto: Reprodução


Este livro lançado em janeiro de 2010 conta a história de quatro passageiros que não se conhecem dividem a desconfortável sala de espera da estação de Tundla, na Índia, enquanto esperam a ferrovia voltar ao funcionamento depois de um descarrilamento de trens. O grupo inclui um empreiteiro, um alto funcionário militar do governo, um médico de grande clientela e um escritor melancólico.Inspirado pela aparição de um jovem casal de namorados, um deles sugere que os quatro passem o tempo contando histórias de amor que tenham acontecido a eles próprios ou a pessoas conhecidas.


Por meio dessas histórias, que podem ser lidas quase como contos autônomos, o escritor bengali Buddhadeva Bose revela de modo sutil as relações culturais, raciais e religiosas na Índia da primeira metade do século XX. Poucos autores conseguem entrelaçar de modo tão fluente e aparentemente espontâneo a observação das emoções humanas e a descrição da vida social. O livro fala de amor. Porque as histórias são narradas( e vividas) por homens. E mesmo com tanta testosterona, o texto do bengali Buddhadeva Bose é delicado, e cheio de emoções. Eu gostei bastante, por isso, recomendo. 

Publicado originalmente em 1951, Meu tipo de garota é um dos livros mais importantes do poeta, romancista e tradutor Bose, considerado um dos grandes escritores bengali do século passado.



Sobre o autor



Foto: Reprodução





Buddhadeva Bose, nasceu em Comilla, Bengala, em 1908. Foi um dos maiores escritores bengali do século XX. Figura central do movimento modernista de Bengala escreveu livros de poesia, romances, coletâneas de contos, peças de teatro e ensaios. Foi também editor e tradutor de autores como Baudelaire, Hölderlin e Rilke. Morreu em 1974.

Meu tipo de Garota

Companhia das Letras
Revelando a garota ideal em_152 páginas
Custo da garota ideal_R$ 33



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente