quinta-feira, 28 de julho de 2011

[ MISS BRONTË – UM ROMANCE, de Juliet Gael]

 Fotos: Reprodução

A história da escritora inglesa Charlotte Brontë e sua família, entre a ficção e a realidade, narrada por Juliet Gael


"Jane Eyre", "O Morro dos Ventos Uivantes" e "Agnes Grey", com estes romances Charlotte, Emily e Anne Brontë entraram para a história da literatura. Seus livros causaram grande polêmica no século XIX e a história destas irmãs continua ainda hoje, a despertar o interesse de fãs, estudiosos e curiosos em todo o mundo. 
A escritora Juliet Gael faz parte destas pessoas cativadas pelas Brontë, mas ela não apenas pesquisou toda a vida e obra das irmãs mas, também uniu este conhecimento à sua criatividade e escreveu Miss Brontë – um romance, que acaba de sair pela Larousse.

O romance histórico começa em 1845 com a chegada de Arthur Bell Nicholls  na distante e pequena vila Haworth, onde chega para trabalhar como pároco-assistente de Patrick Brontë. É a partir da relação entre Nicholls e Charlotte, a mais velha das irmãs Brontë, que Juliet Gael conduz esta narrativa.

Apesar do crescente sucesso e da aclamação da crítica, Charlotte almejava algo mais. Integrar-se à glamourosa Londres e conhecer celebridades do mundo literário não era suficiente para preencher o vazio que corroia sua alma.


Charlotte Brontë passou a infância na lúgubre Haworth, uma pequena vila em Yorkshire, Inglaterra, criando com os irmãos histórias de um mundo imaginário. Anos mais tarde, usaria a mesma inspiração para escrever célebres obras, entre elas a primorosa Jane Eyre.

Quando tudo parecia sem sentido, o destino abriu-lhe um novo caminho: Arthur Bell Nicholls, presbítero de Haworth, que nutria em segredo um genuíno sentimento de amor por Charlotte, começou a cortejá-la. Com tantos embates encerrados no passado, Charlotte acreditava que agora, enfim, a felicidade estaria ao seu alcance.


Em Miss Brontë – um romance pode-se acompanhar as relações familiares, a publicação do primeiro livro sob os pseudônimos de Currer, Ellis e Acton Bell, o comportamento embaraçoso do irmão das autoras, as relações amorosas frustradas, o sucesso, as perdas para a tuberculose e outros tantos fatos que marcaram a vida da própria autora. Comprometida em oferecer ao leitor uma versão o mais precisa possível dos fatos, ela se dedicou à leitura de todo o trabalho das irmãs e de suas cartas, além do estudo de biografias e documentos históricos da região e do período em que viveram. Foi nos pequenos detalhes, nas notas de rodapé e nas entrelinhas das correspondências que ela encontrou inspiração para criar e romancear a vida de Charlotte Brontë.

Sobre a autora 
 Foto: Reprodução

Juliet Gael foi criada em uma pequena cidade de Wyoming, nos Estados Unidos, e finalizou o mestrado em literatura francesa antes de se formar em cinema pela University of Southern California e em literatura inglesa pela UCLA, em Los Angeles. Trabalhou como roteirista em Paris e atualmente vive em Florença, na Itália.

Miss Brontë – um romance
de Juliet Gael
Editora Larousse
Folheando_400 páginas
O preço do romance_R$44,90



Um comentário:

  1. Li e não me arrependi! Ameeeei! Só queria que na realidade Charlotte houvesse vivido mais tempo com seu Artur!

    ResponderExcluir

Comente