sexta-feira, 22 de julho de 2011

[BOLSAS DE TRADUÇÃO]


Internacionalização da literatura brasileira tem repercussão mundial

A imprensa estrangeira continua repercutindo positivamente os esforços brasileiros para ampliar a presença dos autores e da literatura do país no mercado editorial internacional.  As notícias sobre o Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior, anunciados pela Fundação Biblioteca Nacional e o Ministério da Cultura durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) foram distribuídas, inicialmente, pelas agências EFE (espanhola) e Lusa (portuguesa) e pelo jornal português Público. Esta semana, o espanhol El País, um dos principais jornais do mundo, destinou um bom espaço para o tema (leia abaixo e na seção O Que Saiu na Mídia). A partir da próxima semana, o Itamaraty vai intensificar a divulgação dessa política em todas suas embaixadas e consulados.
El País: “Brasil dará ayudas para traducir su literatura”
O Brasil, que já é uma potencia econômica emergente, agora busca também o mesmo título no campo cultural, em especial na área da literatura. Esse é tom o tom dado pelo jornal espanhol El País, do Grupo Prisa, que publicou, no último dia 20/7, a notícia Brasil dará ayudas para traducir su literatura.  Em artigo assinado pelo correspondente Juan Arias, o periódico, que é um dos mais influentes da Europa, destaca, ainda, a paixão da presidenta Dilma pelas artes em geral e, particularmente, pelos livros.

Veja: "Nunca houve ferramenta tão robusta..."
Ao classificá-lo como “ambicioso”, a revista Veja chamou a atenção de seus leitores para o fato do programa de bolsas de tradução e publicação de autores brasileiros lá fora da Fundação Biblioteca Nacional indicar orçamentos, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, até 2020. Numa análise assinada pelo colunista do TodoProsa, Sérgio Rodrigues, a iniciativa deverá ter forte impacto na Feira de Frankfurt em 2013, quando o Brasil será pela segunda vez o país homenageado.  “O fato é que nunca houve uma ferramenta tão robusta de divulgação de nossa quase secreta literatura no exterior”, escreveu. 

O edital do Programa, publicado no Diário Oficial da União de 08/07 pode ser lido em inglês e português no Portal da Biblioteca Nacional. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem enviar e-mail para translation@bn.br.



Fonte: Fundação Biblioteca Nacional 






Um comentário:

  1. Ótima matéria! É tão bom ver uma certa valorização de um bem que nós temos e que merece ser amplamente difundido. A literatura brasileira é preciosa e tem tudo para ganhar os mercados internacionais.

    Bjo!
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente