segunda-feira, 18 de abril de 2011

[TRISTES, LOUCAS E MÁS, A História das Mulheres e Seus Médicos Desde 1800, de Lisa Appignanesi]



A autora escreve sobre doenças mentais em mulheres. Em um relato oportuno e preocupante sobre evolução do diagnóstico e do tratamento em mulheres, partindo de análises de casos famosos, como o de Sylvia Plath, Zelda Fitzgerald, Virginia Woolf estão entre aqueles que fornecem uma abordagem precisa da psiquiatria ao longo dos últimos 200 anos. Um livro fácil, com respostas simples, para leigos (as) que se interessam pelo assunto.  

Desde a depressão sofrida por Virginia Woolf e Sylvia Plath a angústia mental e vícios da icónica belezas Zelda Fitzgerald e Marilyn Monroe. De Théroigne de Méricourt, a Fúria da Gironda, que desceu dos triunfos sangrentos da Revolução Francesa à loucura indomável em La Salpetrière de asilo, a Maria Cordeiro, irmã de Charles, que no meio de um colapso nervoso ligado a sua mãe com uma faca de cozinha. A partir de Freud e Jung e os avanços radicais da psicanálise de Lacan para a construção de um movimento moderno e as novas terapias mulheres-centrado. Esta é a história de como nós entendemos estados extremos da mente ao longo dos últimos 200 anos e como a concebemos hoje, quando mais e mais da nossa vida interior e emoções se tornaram um assunto para os médicos e terapeutas. Recomendo!

Sobre a autora
Nascida na Polônia, Lisa Appignanesi cresceu em Paris e depois mudou-se para a província de Quebec - primeiro em uma pequena cidade Laurentian, posteriormente, em Montreal. Frequentou a Universidade McGill, onde escreveu e foi para os recursos do editor do Daily McGill, passou um verão trabalhando para a imprensa canadense, duplicação da outra como garçonete e estudantes na Sorbonne.

Este livro cujo título original é Mad, Bad, and Sad: Uma História das Mulheres e da Mente Médicos de 1800 to the Present recebeu excelentes críticas, foi pré-seleccionados para vários e ganhou outros prêmios importantes. Ela está atualmente trabalhando num livro sobre o amor. Lisa Appignanesi é autora de As mulheres de Freud e O homem da Memória, os dois publicados também pela editora Record. 


Tristes, loucas e más
editora Record
Folheando_544 páginas
Valendo_ R$69,90 (o preço é uma loucura!) mas, no Walmart você acha por R$ 49,90

Um comentário:

  1. Olá! Achei seu blog por acaso e fiquei. Adorei! Tudo! Parabéns.
    bjos

    ResponderExcluir

Comente