quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

[MENSAGEM DE UMA MÃE CHINESA DESCONHECIDA, de Xinran]


(capa original)


Eu simplesmente AMO tudo o que li da Xinran. Com este livro acredito que não será diferente. Ele chega às livrarias no dia 18 agora (fevereiro) e eu já encomendei o meu exemplar.

Neste livro, uma mãe dá a voz a todas as mães chinesas que não puderam vivenciar plenamente a maternidade por terem dado a luz a filhas mulheres. 
Sabemos dos aspectos cruéis e polêmicos da sociedade chinesa contemporênea, que desvalorixa bebês do sexo feminino. O que conhecemos no ocidente, sobre a lei chinesa de planejamento familiar, que impõe a política do filho único, já é o suficiente para nos arrepiarmos. 

As razões sociais e todo o contexto histórico deste país levam a extremas atitudes de infanticídio de bebês do sexo feminino, principalmente no interior da China. O sentimento humano que resulta desta cultura machista é apresentada em dez capítulos, com dez histórias marcadas pelo corte no relacionamento entre maãe e filha, de meninas que nunca conheceram suas mães biológicas e mulheres que deram suas filhas à adoção de casais camponeses, e nunca mais se encontraram.  São centenas de mães chinesas que se viram levadas a rejeitar suas crias, ou até matar suas bebês nas áreas mais pobres da China.


Sobre a autora


Xinran! nasceu em Beijing, em 1958. Trabalhou como jornalista por muitos anos em Nanjing, onde apresentou o programa de rádio Palavras na Brisa Noturna, que deu origem a seu livro As boas mulheres da China, im dos livros mais lindo que já li, sobre a vida das mulheres chinesas. Atualmente ela é colunista do jornal The Guardian e professora na School of Oriental e African Studies da Universidade de Londres.
Em 2004 Xinran fundou uma Ong a The Mother´s Bridge of Love, que busca auxiliar orfãos chineses e estreitar a compreensão entre Ocidente e China.

Xinram lançou também Entrerro Celestial, O que os Chineses Comem, Testemunhas da China e Filhas sem Nome. Todos pela Companhia das Letras

 Mensagem de uma Mãe Chinesa Desconhecida


Companhia das Letras


Folheando_ 272 páginas


Custo da "Mensagem"_R$ 42,00 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente