segunda-feira, 11 de outubro de 2010

[SEXO, Flávio Girovate]

 
Sexo_Flavio Gikovate 
Sexo é o assunto sobre os quais mais se fala e escreve. Para o autor, Girovate, isso é sinal de que a questão continua mal resolvida e longe de uma solução satisfatória. Concordo plenamente. Quanto mais se fala…menos se faz.  Este é o novo livro, o trigésimo da carreira de Flávio Gikovate. Retomando do zero as reflexões sobre o tema, ele põe de lado os preconceitos e repensa diversos mitos e meias-verdades, abordando questões polêmicas. Assim, neste livro ele repensa diversos mitos e meias verdades a respeito do assunto e aborda questões polêmicas. Teorias a parte, partindo do pressuposto de que sexo e amor são dois impulsos autônomos – e não raramente antagônicos , o autor sublima a forte associação entre sexualidade, especialmente a masculina, e … agressividade. Ao mesmo tempo, mostra que desejo e excitação são sentimentos distintos: enquanto o primeiro é elitista, baseado em elementos de uma sociedade de consumo e quase incontrolável, a segunda constitui um prazer democrático e facilmente alcansável por todos. Assim, Girovate propõe reconsiderar a ‘louvação’ atual do desejo, posto que ele está a serviço da valorização do ‘sexo casual’, da ‘preservação do egoísmo’ e da ‘imaturidade emocional’ – tudo aquilo de que as pessoas de bem vem tentando se livrar desde os tempos mais remotos. E não consegue!



Será que depois de ler e reler este livro algo poderá mudar? Tome-se como exemplo. Eu gostei!
Sobre o autor
flavvio g
Flávio Gikovate (1943-) é médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor brasileiro,


Formado pela USP em 1966, desde 1967 trabalha como psicoterapeuta, dedicando-se principalmente às técnicas breves de psicoterapia. Em 1970 foi assistente clínico no Institute of Psychiatry da  Universidade de Londres. 


Nos últimos trinta anos, escreveu 25 livros sobre problemas relacionados com a vida social, afetiva e sexual e seus reflexos na sociedade, alguns dos quais também publicados em lingua espanhola. Colabora regularmente com vários periódicos de grande circulação. Manteve uma coluna semanal sobre comportamento no jornal Folha de S.Paulo, entre 1980 e 1984 e, entre 1987 e 1999,  na revista  feminina Claudia . Mantém um programa de rádio semanal (No Divã do Gikovate) na Central Brasileira de Notícias além de freqüentemente participar, como convidado, de programas de televisão. Entre 1991 e 1993, coordenou programas na Rede bandeirantes de Televisão  e uma primeira fase do talk-show  Canal Livre.


É também conferencista, atuando em eventos dirigidos ao público em geral, como também naqueles voltados a quadros gerenciais e profissionais de psicologia ou de diferentes especialidades médicas.

MG Editores
Quanto_R$ 45,80

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente