segunda-feira, 14 de junho de 2010

[AS VIÚVAS DE EASTWICK, de John Updike]

 John Updike

Ao ver o título deste livro, imaginei que ou seria uma releituira de As Bruxas de Eastwick (1984), ou o próprio autor poderia ter feito uma continuidade do original. Afinal, reinventar diferentes possibilidades, ou novas ‘releituras’, é um hábito de diferentes autores. John Updike não é diferente.


bruxas-de-eastwick2_filme
O filme As Bruxas de Eastwick

O recém lançado As Viúvas de Eastwick, é a sequência de As Bruxas de Eastwick, o livro que foi adaptado para o cinema e cujo personagem Jack Nicholson, brilha no papel de amante das três feiticeiras, Alexandra, Sukie e Julie. A Warner Brothers ficou ‘anos’ tentando transformar o filme/livro em série de TV. Em 1992 foi produzido um piloto para a rede NBC. Em 2002, um novo projeto teve início, desta vez para Fox, em associação com a Warner. Sob o título de “Eastwick”, cujo episódio piloto também não conseguiu ser transformado em série de TV. 

Foi no livro anterior, que o trio de protagonistas, vivido pelas três divorciadas (Cher, Susan Sarandon e Michelle Pfeiffer), em pleno ‘anos 60’, descobrem seus poderes mágisticos. Com um amante em comum – sim, as três já eram ‘modernosas’, usam seus poderes para arranjar novos maridos, (alguma semelhança com histórias atuais?) que sempre sonharam.


                                
                                      Capa da edição da Cia das Letras e da Editora Civilização Brasileira


A volta do trio, trinta anos depois, que após o final do livro anterior, foram morar em diferentes cidades, ainda são feiticeiras, mas agora, viúvas e septuagenárias, que reatam a amizade e decidem viajar pelo mundo juntas, para combater a solidão.
Alexandra é a encarnação da força natural feminina, que afastada da família, acaba perdendo a vontade de viver; Jane, a violoncelista esnobe e sarcástica, convive com a sogra, que aparentemente é imortal (que castigo!): e Sukie, é a autora de literatura, amorosa, que procura sublimar na ficção o furor carnal que resiste ao passar dos anos. 

Quando as três se reencontram e decidem alugar a mansão de Darryl Van Horne, para o verão a cidade pouco mudou e ainda é habitada por ex-amantes, inimigas rancorosas, e as vítimas de seus feitiços… É quando elas decidem invocar mais uma vez a Grande Deusa e… ocorre o inesperado. 

Essa gostosa mistura de fantasia e sátira social, nada mais é do que uma crônica dos costumes americanos que John Updike tanto adora. è um retrato apurado do comportamento de mulheres que ficam divididas entre a liberação dos ‘anos 70‘ e os valores esteriotipados do ppel feminino exigido pela sociedade. 

As Viúvas de Eastwick, de John Updike, tem_360 páginas
O custo de folhear a feitiçaria está em média R$ 54,00 (preço s/ desconto)

As Bruxas de East

As Bruxas de Eastwick, de John Updike, tem 360 páginas, (mas, por ser um relançamento) está MAIS 'em conta'_R$ 26,00 

A tiragem também é maior, o que barateia o custo (5 mil exemplares)

A reedição é da Companhia das Letras, e com ‘sorte’, você pode achar um bom desconto do tipo "leve os dois e pague ‘um’…

Sobre o Autor_ John Updike, nasceu na Pensilvânia, em 1932 e faleceu em 2009. Trabalhou na revista New Yorker e publicou diversos ensaios literários, poesia, ficção, e uma de suas obras diferenciadas foi a tetralogia (quatro livros) do Coelho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente