sábado, 29 de maio de 2010

[MIL DIAS EM VENEZA, de Marlena de Blasi]


Marlena e Fernando


Mesmo parecendo um conto de fadas esta é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.

Marlena de Blasi trabalhou como chef de cozinha, jornalista, consultora de gastronomia e enologia e crítica de restaurantes. Foi incumbida, por uma revista acadêmica, a escrever um artigo sobre as regiões do interior da Sicília. Dela, eu já li Um Certo Verão na Sicília, (Editora Objetiva, 2009) e sei que ela tem dois outros livros de culinária italiana. 

Por muito tempo, Marlena resistiu a ir a Veneza até que, como crítica gastronômica em 1989, chegou à cidade. Assim que colocou os pés em Veneza ficou completamente seduzida, e seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Até que, em 1993, um acontecimento inesperado mudou completamente a sua vida. 

Ela almoçava com amigos no restaurante Vino Vino quando um dos garçons a chamou para atender uma ligação. Era Fernando, um veneziano que a vira um ano antes e se apaixonara por ela à primeira vista. Quando a reencontrou no restaurante, ele concluiu que só podia ser o destino.  Alguns meses depois, ela havia vendido sua casa nos Estados Unidos, saído da sociedade de um pequeno café, selecionado e doado seus pertences e estava voando para Veneza para se casar com o “estranho”.

Fernando e Marlena são muito diferentes. Ela, calejada pela vida, acreditava que seu coração estivesse fechado a um novo amor. Ele, oprimido durante a infância, abrira mão de todos os seus sonhos. Mas, teimosos e decididos a ficar juntos, eles conseguiram superar todas as dificuldades – entre elas a barreira do idioma e da cultura – para construir uma vida em comum.

Além de ser uma linda história de amor, o livro apresenta as receitas dos melhores pratos preparados por ela e ainda tem um guia com dicas de passeios românticos pela cidade. 


 Só de ler este livro, dá vontade de arrumar as malas e ir à Veneza experimentar esta magia, em 240 páginas.


Editora Sextante 
 Autora_Marlena de Blasi
Quanto_R$ 24,90 (bem menos que a passagem à Sicilia...)



7 comentários:

  1. Acabei de ler. AMEI. Recomendo.
    Serve a qualquer um, especialmente àqueles que acham que é difícil começar de novo. dar uma virada radical. Fantástico.

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo este livro e entrei na busca de imagem dos dois e leio teu blog. Gostei!
    Feliz 2011 e ótimas leituras.

    ResponderExcluir
  3. Saudações!

    Li "Um Certo Verão na Sicília",não sei em que ordem : se lia,chorava,suspirava...Foram tantas emoções,sensações,que nem sei descrever.Posso dizer com muita segurança que de inúmeras obras,esta é uma das mais bela que já li.

    Na sequência li Mil Dias em Veneza e estou lendo Mil Dias na Toscana.

    Marlena é apaixonada,apaixonante.Recomendo os 3 livros já citados desta excelente escritora.

    ResponderExcluir
  4. Um certo verão na Sicília é lindo!! Chorei no final!!
    Não consigo acreditar que seja uma história real!!
    Marcela

    ResponderExcluir
  5. Eu li Um certo verão na Sicilia e amei. Vou correndo comprar Mil dias em Veneza, não posso deixar de ler....obrigada pela dica...bjos

    ResponderExcluir
  6. Li MIL DIAS EM VENEZA e agora estou lendo MIL DIAS NA TOSCANA. Estou amando os livros dela...
    ela nos instiga a viver de forma simples e apaixonada... Saboreando cada momento.

    ResponderExcluir
  7. li 1000 dias em Veneza, 1000 dias na Toscana e agora estou lendo A doce vida na Úmbria - todos lindos, mas prefiro o último. pretendo ler Um certo verão na Sicília, em breve.

    ResponderExcluir

Comente