terça-feira, 12 de janeiro de 2010

[Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil]




A Fundação SM e a Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus do governo chileno promovem, no período de 24 a 28 de fevereiro, o Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil, em Santiago (Chile). O evento pretende contribuir para a construção de uma visão global da literatura infantil e juvenil ibero-americana, tanto do ponto de vista geográfico (todos os países de língua espanhola e o Brasil) como histórico, discutindo passado, presente e perspectivas de futuro da literatura infantil e juvenil.
O programa acadêmico começa com uma conferência dos escritores Antonio Skármeta (Chile) e Juan Villoro (México), que discutirão a importância das primeiras leituras na vida dos indivíduos e dos povos. Em seguida, serão homenageadas várias personalidades de destaque na literatura infantil e juvenil ibero-americana, como a brasileira Lygia Bojunga.
 Outros brasileiros estarão presentes no evento, como Marisa Lajolo, que discorrerá sobre Monteiro Lobato; Ana Maria Machado, com a conferência Independência, cidadania e literatura infantil; Bartolomeu Campos de Queirós, que participará de uma mesa-redonda sobre as tendências da literatura infantil e juvenil ibero-americana; a ilustradora Ângela Lago, que discutirá sobre ilustração; José Castilho Marques Neto, que apresentará as políticas governamentais de promoção do livro e da leitura; Tânia Rösing, sobre a experiência de Passo Fundo (RS); Peter O’Sagae, do site Dobras da Leitura, sobre a literatura na web e outras inovações tecnológicas; e Elizabeth Serra, que participará da apresentação do Manifesto para a literatura infantil e juvenil.

Mais informações sobre a programação completa e o processo de inscrição estão acessíveis no site www.cilelij.com. As vagas são limitadas e as inscrições aceitas por ordem de recebimento (US$ 400 dólares). Para mais informações, enviar e-mail para: fsm@fundacion-sm.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente