terça-feira, 29 de dezembro de 2009

[MUTUS LIBER]


Mutus_Liber_cover
Você conhece um livro mudo, sem palavras? Ele é o "Mutus Liber' e só existem 2 exemplares no mundo! Um deles está em Mafra, na biblioteca que pertenceu a Ordem de Santo Agostinho, exposto na vitrine.
O chamado' Livro Mudo da Alquimia' é uma das mais relevantes e belas produções da tradição pictórica do hermetismo medievo.
O Master Liber mostra o caminho da transformação, sabedoria e da magia. A lição é transmitida através de quinze pranchas ilustradas. Seus simbolos e o caminho mágico ensinado nesse livro.
No Brasil, pode-se citar a belíssima edição realizada por Sérgio Rizek (Attar Editorial elogiada por eruditos do calibre de Haroldo de Campos, que inclui comentários de José Jorge de Carvalho, comentários deveras esclarecedores ao leitor que se inicia nos assuntos da Tradição e do Simbolismo Alquímico.
Encontrei para baixar na internet. Mas o site era do Vietnam…  Não sei porque não me senti segura em fazer um dowload!

Mutus Liber

o livro mudo da alquimia

Editora ATTAR
Folheando_140 páginas
ESGOTADO
Este texto foi originalmente publicado no Caderno Mais! da Folha de S.Paulo em 09.2003

A fala visível do livro mudo

...aprende assim de seu Bem-Amado o salmo do amor sagrado. Revela seus segredos como o rouxinol, que não pode falar como nós”. E completa-se uma prece sufi, uma prece do sufismo, o pensamento místico islâmico, que se apresenta ao leitor do livro A Linguagem dos Pássaros.

por Haroldo de Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente